AS NOSSAS

ESPECIALIDADES

ORTODONTIA

Especialidade da medicina dentária que se dedica à prevenção e correção das más posições dos dentes e dos maxilares.

IMPLANTOLOGIA

Um implante dentário permite substituir um dente natural, permitindo suportar forças, comer, mastigar ou “trincar”.

PROSTODONTIA
Especialidade que permite a substituição de dentes perdidos, restabelecendo as funções mastigatórias, fonéticas e estéticas.
BRANQUEAMENTO
Tratamento dentário estético que tem como objetivo branquear a superfície externa do dente, de forma a melhorar o seu sorriso.
ODONTOPEDIATRIA

Dedicada à saúde oral de bebés, crianças e adolescentes, tem como objetivo a realização de tratamentos preventivos e curativos.

PERIODONTOLOGIA
Dedica-se ao diagnóstico e tratamento das doenças que afetam os tecidos de suporte dos dentes: Gengiva, Osso Alveolar e o Ligamento Periodontal.

Especialidade Ortodontia

• Ortodontia Removível
  • Ortodontia Fixa (Aparelhos Metálicos, Estéticos em Cerâmica)
  • Ortodontia Invisível

Os dentes são movidos através de forças leves exercidas pelos aparelhos sobre os dentes, que promovem a transformação do osso que os rodeia, o tratamento leva em média 24 meses, podendo no entanto variar em função do tipo de deformação existente e da dificuldade do tratamento a efectuar.
Tem como benefícios a melhoria estética da face e do sorriso, com o consequente aumento da auto-estima e facilidade de inserção social. Correcto alinhamento dos dentes, tornando possível uma melhor higiene dentária e diminuição do risco de cáries e problemas nas gengivas. Boa função mastigatória, muscular e da articulação dos maxilares com benefícios em termos de saúde e bem-estar geral.

Especialidade Implantologia

A cirurgia de implante dentário é o procedimento cirúrgico que permite a colocação dos implantes, sendo na atualidade muito seguro e utilizado com muita frequência. Esta cirurgia veio melhorar significativamente a qualidade da reabilitação oral nos casos da falta de dentes.

Após estudo radiográfico, os implantes dentários são colocados em locais onde exista osso suficiente e saudável, sendo contraindicados se não existirem as condições mínimas de quantidade e qualidade de osso ou se o paciente apresentar alguma limitação ao nível da sua saúde em geral.

Especialidade Prostodontia

• Próteses Removíveis
  • Próteses Esqueléticas
  • Próteses Acrílicas
  • Próteses Deflex
  • Próteses Fixas (Cerâmica ou Zircónia)

Os procedimentos mais frequentes em Prostodontia incluem a realização de tratamentos fixos como facetas, coroas ou próteses parciais fixas sobre dentes ou implantes podendendo os mesmos ser unitários, parciais ou totais. Os tratamentos podem também ser removíveis, parciais ou totais, através da utilização de próteses acrílicas ou esqueléticas.

Sem dúvida que as soluções fixas são a melhor solução de tratamento para recuperar dentes perdidos e as razões são várias. Não só permitem uma estética e função excelentes, como aumentam a segurança e auto-estima características de dentes naturais saudáveis.

Especialidade Branqueamento

Além de aumentar a auto-estima, um sorriso cuidado também poderá ajudar a melhorar a relação com os outros. No entanto, convém perceber que existem alguns fatores que podem levar a que os dentes fiquem mais escurecidos e manchados, tais como, beber café, chá, vinho, refrigerantes e bebidas gaseificadas, fumar, consumir alguns alimentos com coloração, a acumulação de tártaro e o avançar da idade.

Felizmente, hoje em dia existem soluções relativamente simples para corrigir estas alterações da cor dentária, nomeadamente, os tratamentos de branqueamento dentário.

O tratamento é feito pelo médico dentista no consultório. Normalmente, demora cerca de 60 minutos e podem ser necessárias várias sessões (regra geral, 2 ou 3) para se atingir o resultado pretendido. Este métodos de tratamento é simples e permite atingir os resultados pretendidos sem alterar ou danificar as estruturas dentárias naturais.

Especialidade Odontopediatria

A odontopediatria é a área que cuida da saúde oral de crianças e adolescentes. Porque os dentes de leite são tão importantes como os definitivos, as crianças devem fazer uma visita ao dentista logo após o aparecimento dos primeiros dentes. A prevenção é a melhor forma de evitar doenças orais prematuras. Visitas regulares ao dentista, além de incentivarem a prevenção e a higienização oral, permitem que as crianças se ambientem no consultório e considerem as consultas como um procedimento normal.

As cáries são responsáveis frequentemente por grande parte dos danos nos dentes de crianças e adolescentes, pelo que se recomenda a consulta dentária a cada 6 meses. Desta forma, é possível detetar qualquer início de cárie e tratá-la de forma mais simples e sem traumatizar a criança.

Especialidade Periodontologia

As doenças periodontais mais comuns são a Gengivite (inflamação da gengiva) e a Periodontite (inflamação que leva a perda de osso e gengiva) . Existe uma prevalência elevada destas doenças na população, daí ser fundamental a observação periódica por um profissional para um diagnóstico precoce da doença periodontal. A Periodontite é a principal causa de perda de dentes em adultos.

Os sintomas passam por: gengivas que sangram à escovagem e/ou à utilização do fio dentário, gengivas que se encontram descoladas e/ou retraídas dos dentes, aparecimento de pus entre as gengivas e dentes, mobilidade dos dentes e/ou alteração da posição dos dentes, halitose constante e/ou mau sabor na boca e sensibilidade dentária aumentada.

O tratamento passa sempre pela remoção da placa bacteriana e do tártaro aderido à superfície dos dentes, acima e abaixo da linha da gengiva. Na maioria dos casos há necessidade de realizar uma raspagem e alisamento radicular dos dentes afetados.